arte como crime, crime como arte

Rafael PixoBomb estuda na faculdade de Belas Artes.

Ganhou uma bolsa de estudos.

Seu traço é composto por formas redondas e linhas retas.

Se formou na 3afeira. Para concluir o curso deveria apresentar um trabalho a ser exposto em uma das salas da faculdade, ao lado do trabalho de seus colegas.

Acontece que Rafael é pixador. Não se acomoda com a primeira resposta que o sistema lhe oferece. Devolveu aos colegas de faculdade o que cultivaram durante seu tempo lá, expôs uma obra que muita gente vai demorar a entender.

Um ataque de pixadores à faculdade. A nata da pixação, o time dos sonhos, que chegou e não teve dó: desceu a mão riscando paredes e janelas. O movimento artístico tomando de assalto a área acadêmica em seu berço. O feio risco contrapondo-se às Belas artes. Pixo não é para ser belo, é para agredir, chocar.

Rafael é conhecido na pixação por agir sozinho. Ontem estava acompanhado de diferentes grifes da pixação. Sacudiram prédios, janelas, muros, paredes e a alma dos presentes. Quem estava lá não vai esquecer dos mais de 40 que se espalharam por onde foi possível.

O que motivou cada um – protesto, ibope, adrenalina, revolta – não se sabe. Rafael seguiu à risca o conselho da professora que disse que seu trabalho de conclusão de curso devia “apavorar”, colocar para fora a raiva que carrega dentro de si.

Raivoso e cheio de idéias, Rafael usou a pixação como expressão da faculdade que diariamente o desrespeitava pela falta da educação formal. Os pequenos buracos na articulação de seus textos deram a força para colar suas idéias.

A sala central exibe os trabalhos de formatura dos alunos. Deveria também deixar lá sua conclusão de curso. Embora soubesse que tudo podia acontecer ” vai ser o que vier na hora, pixo não tem controle.”. Desceram do metrô e caminharam para a faculdade.

O bando chegou e entrou no primeiro prédio. A primeira faísca fez cor no ar, os caras entraram e atacaram a secretaria e saguão do prédio da faculdade de belas artes. Rafael seguiu. Tinha um objetivo.

A aluna com a mão no coração refletia “sabe, para muita gente 1500 reais não é muito dinheiro, mas para alguns alunos isso é uma grana.”. Em comum nenhum daqueles meninos sabe o que é gastar 1500 reais por mês numa faculdade. A maioria nem sabe o que é cursar uma faculdade. Vivem todos do lado de fora do mundo das belas artes.

Rafael chegou reto na parede branca, fim do biombo onde adormeciam fantasmas em fotos. A sala central exibia o trabalho de seus colegas de classe. Entrou encapuzado, agressivamente e sem violência. Tirou o spray e começou: “E vc que” está lá. Você que o quê? Não vai saber. Ele começou a escrever e foi interrompido. Uma senhora bateu repetidamente com um buquê de flores na sua cabeça.

A “dona da parede” gritava “só porque ele não tem um trabalho quer arruinar o dos outros. vagabundo, isso é coisa de quem não tem trabalho”, o empurrou uma, duas vezes, veio o namorado dela e deu um grande “chega para lá” no aluno-artista. A balbúrdia formada enquanto no verso de outro tapume um grande pixo deixava claro que aquele espaço estava sendo preenchido. Arte ataque.

Alguns presentes acharam que era performance. Depois invasão. gritos, pancadarias, frases reacionárias, coisa digna da ditadura militar. Tentavam agredir aquele que trouxe a maior agressão às suas vidas: a realidade.

A segurança agiu violentamente. Rafael não. Sua intenção era clara e não incluía agressão física. Estava lá para colocar em xeque a “arte burguesa”. Uma prateleira de pequenas vênus de chocolate para serem devoradas pelos presentes faz sentido? Um vídeo de nove minutos de uma pessoa seminua na floresta faz sentido? Letras e garranchos desenhados na parede, frases de protesto, a invasão e a transgressão do spray faz mais ou menos sentido? Qual deles faz sentido para você?

A entrada da faculdade virou um evento. A maioria dos pixadores conseguiu fugir. Os muros mostravam sua passagem pelo local. Os alunos que saíam da sala de aula encaravam a maior obra que já ocupou aquele espaço. Os pixadores promoveram uma verdadeira instalação-performance, melhor que tudo o que já se viu. Spray, rolinho, canetão. No muro do lado de fora da brilhava “às belas das artes”, na entrada do saguão jazia “Abra os olhos e verá a inevitável marca da história”, na outra parede o aviso “antes o barulho ensurdecedor”. Pixação é anarquia pura.

O burburinho do lado de fora demorou a acalmar. Houve pancadaria entre seguranças, estudantes de salto alto, pixadores. Rafael foi levado à salinha e só saiu inteiro porque a imprensa estava junto. Alunos bicho-grilo riam das três viaturas que apareceram: se fosse na ESPM, eles contavam, tinham chamado a SWAT. Outra aluna explicava que alguém do último ano tinha contratado uns pixadores para seu trabalho. A histérica berrava vagabundo. E teve gente que conseguiu ver naquilo a maior transgressão que a faculdade já presenciou.

Duchamp e mais uma leva de artistas estão se acabando de rir na tumba. Entre vênus de chocolate e o vídeo interminável de uma pessoa num jardim, Rafael ofereceu o que há muito a turma das belas artes não sentia: incômodo, desconforto, provocação. Ele colocou o dedo na ferida e ainda o fez com maestria

Rafael saiu de lá na viatura direto para a delegacia. Com ele CDV, pixador de linha de frente que chegou até a sala de trabalhos e deixou seu pixo marcado enorme. Mais quatro que participaram do ataque foram levados em outra viatura.

Na madrugada os programas policiais se apinharam na delegacia atrás dos meninos. Saiu nota no globoonline. O bom da arte é isso, cada um entende como quer.

Rafael em um “arte ataque”. Seu traço une a estética do wildstyle de nova york da década de 80 com as linhas da pixação paulistana, um dos maiores movimentos urbanos contemporâneos. Conhecido por sua habilidade em escalada, Rafael quer ser artista. Já é.

Fotos: Choque

47 Respostas

  1. Bom, já ganhou bastante mídia pro começo da carreira…

  2. Muito bom o que o cara fez! Ficou na história da facul

  3. Muito bem escrito! Se você não fosse uma idiota e imbecil! Alias, muitos que cursam artes visuais são! Confundem arte, sentimento, exposição com destruição, vandalismo, vagabundagem! Não poderíamos esperar outro tipo de post, se não de um próprio aluno do curso. A pixação é arte? Talvez no local certo no contexto certo. Agora se o vândalo e bandido Rafael pixou nossa faculdade, por que não tomamos a mesma iniciativa e pixamos a casa dele? Quem sabe a sua também renatasim? Não seria divertido? Invadirmos sua casa, agredirmos sua mãe e pintasse tudo com rabiscos e violência? De fato, acredito que devemos abri nossa mente. Como a minha foi aberta e expresso-a agora: Um bandido que acha que é artista, mas não passa de um ridículo sem expressão (vejo muitos nas cadeias) e uma mulher inútil e inconseqüente que vê arte em vandalismo, deve ser presa como qualquer outro pixador de prédios. Para vocês que leram este comentário, apresento minha forma de arte, meu modo de expressão: A Opinião Pessoal. E esta Renata, quero ver se você tem inteligência para absorver e permitir que todos leiam.

    Sem mais,
    k-du

  4. DEMAIS MESMO É A HORA QUE ESSE REAÇA AÍ DIZ QUE SERIA LEGAL SE TIVESSE HORA E LUGAR PRA ACONTECER NÉ. (puta idéia meu!)

    e a hora que ele xinga a renata, a mãe da renata e o rafa também é demais, rs

    porque ser reacionário acéfalo que fala sobre VAGABUNDAGEM ARTE SENTIMENTO E DESTRUIÇÃO é mesmo muito esclarecedor! E ainda acredita que aquelas merdas que tavam lá expostas pra mamãe é arte.

    bosta de geração

  5. a faculdade se pronunciou:
    O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo informa que não aceita como proposta artística atos de violência, vandalismo e insanidade praticados por alunos ou quaisquer outras pessoas e esclarece que, em seus mais de 82 (oitenta e dois) anos de existência, jamais necessitou promover-se com a repercussão de atos tipificados como crimes e que lhe causam repúdio.
    Informa, também, que jamais utilizaria qualquer mecanismo para destacar-se em relação às demais instituições de ensino de artes plásticas, sobretudo, porque prima pelo respeito entre todas as instituições de ensino e lamenta ter sido, involuntariamente, palco de uma manifestação que somente pode ser qualificada de estúpida e infame.

    e a band news tb:
    http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2008/06/12/040266DC812307.jhtm?grupo-e-preso-apos-pichar-universidade-na-zona-sul-de-sp-040266DC812307

  6. hahahahaha
    adorei o K-DU, como a poderiamos viver sem umas bestas dessas p/ gente se divertir!!!!!!!
    Pô K-DU, se vc. existe mesmo, vai no meu canal do youtube me xingar um pouco tmb. pls!!!!! granto que vc. vai se divertir com o conteúdo
    sindicato paralelo

    Renata,e choque, muito manero,,

  7. Como o próprio k-du já disse “apresento minha forma de arte, meu modo de expressão: A Opinião Pessoal.”, o que ele está querendo discutir então? Por essas e outras que estamos no que estamos

  8. na hora da teoria, os ditos professores/educadores “liberais” e que, supostamente, mostram-se incentivadores da liberdade e da arte e contrários à repressão, acabam tendo suas máscaras no chão depois de um “arte ataque”… crime? crime é dar o diploma pra um bando de abobado…

  9. O que mais me deixa impressionada são as pessoas que insistem em dizer que aquilo foi arte, uma forma de expressão. É ridículo pensar que uma pessoa que ganhou bolsa numa das melhores e mais renomadas faculdades de arte faça uma atrocidade dessa, uma atitude imbecil e estúpida. Estudei na Belas Artes até o ano passado e fico muito triste com tamanha ignorância.

    Não podemos encarar uma atrocidade dessas como arte e forma de expressão! Não foi bonito, nem legal, nem coisa nenhuma a não ser uma falta de respeito com os outros 1000 e tantos alunos e funcionários e com a instituição que “acolheu” esse aluno.

    Obter uma bolsa na Belas Artes é muito difícil… esse idiota deveria é agradecer tudo o que a faculdade proporcionou pra ele.

  10. A Belas Artes que me desculpe mas isso foi muiiiito ‘praquele’ lugar… Este PixoBomb terminou por fazer um favor prum lugar tão bisonho kkkkkkkkkk

  11. Arte só é arte quando recebe reconhecimento artistico, e até agora o que eu estou vendo é a indignação de alunos contra esse babaca que acha que pixar é arte. Pra mim o infeliz deveria ter o diploma caçado, pois ficou 4 anos na porra da faculdade e não conseguiu discernir arte de vandalismo. Eu daria 2 pra arte dele, só pela audácia e por ter aparecido nas paginas policiais. Séria muito melhor pra imagem dele se ele fizesse o que fez entrando em acordo com o reitor, pagando depois os prejuizos que ele causou ( ai sim, o artista e a instituição receberiam o destaque certo) mas desse jeito ele só provol q a B.A. forma mongoloides, e que agora o destino da minha mensalidade ao invéz de melhoramentos na facul vai ser apagar a merda que esse imbecil fez ! Bolsista do caralho !

  12. Vitor,

    Os bolsistas não têm nada a ver com isso… a expressão “Bolsista do caralho!” é absurdamente preconceituosa e ignorante, o que faz com que qualquer opinião sua seja descartável.
    A pessoa que fez isso não vai ganhar nada além de notoriedade. Usar o discursinho de “igualdade social”, “anarquismo”, “anti-capitalismo”, “anti-burguesia”, soa como uma forma patética de aparecer. Não fizeram nada mais do que incitar esse tipo de opinião sobre bolsistas. Assim como é importante ter boas idéias, também é importante escolher um bom meio para que se faça ser ouvido. Não só perdeu tempo, como também sufocou a voz dos poucos que a tinham. Depois não é de se entranhar que exista quem pense que “Comunista come criancinha”.

  13. Estou com vocês e não abro:

    Sobre o comunicado da BELAS ARTES:

    Não li o tal comunicado da aluna, li sobre o assunto na Folha, acho a postura da entidade ridícula, se a escola tem representantes da semana de 22, a escola não faz por merecê-los, Oswald de Andrade deve estar pulando no túmulo, pelo simples motivo de que essas pessoas estariam lendo, com certeza, Ranciére e Borriaud. Como escola de Belas Artes, vocês deveriam abrir o debate e não abafar a crítica.

    Salve esse garoto que soube reconhecer a hipocrisia de uma inclusão ligada a interesses econômicos e desnudou o olhar enviesado sobre os excluídos, basta ler para tal confirmação o parágrafo final do texto: “Por fim, a Direção do Centro Universitário só tem a lamentar que um aluno beneficiado com bolsa de estudos durante sua vida acadêmica tenha agido de forma tão rude e grotesca com a instituição que lhe recebeu de braços abertos e protagonizado cenas tão assustadoras para os seus colegas, professores e auxiliares de administração escolar, bem como esclarece que a missão de prestar ensino a quem dele necessitar mediante concessão de bolsa de estudos não foi (nem será) afetada pelos atos criminosos praticados por aluno bolsista”.

    Estou colando tudo no http://meiotom.blog.uol.com.br/

    sobre texto na folha:
    Pichadores vandalizam escola para discutir conceito de arte:

    Hoje a Folha, que pese o título do artigo, pelo uso da palavra ‘vandalizam’, alegrou meu dia. Simplesmente onírica a reportagem “Pichadores vandalizam escola para discutir conceito de arte”, cotidiano, 13.6.2008. Os garotos atingiram o objetivo, nota dez para o trabalho final de curso daquele que organizou o Coletivo e questionou o papel da instituição que se diz – sim, se diz – das ARTES. Triste a posição da escola, dos alunos e da coordenadora do curso que ainda vivem um conceito de ARTE enquanto algo etéreo e oriundo dos Deuses. Ainda há esperança… Não da instiuição, mas da reflexão e do questionamento provocada por esses jovens. Ainda há uma saída digna para o Instituição, qual seja, retirar qualquer queixa e passar o aluno com louvor.

  14. Quem está à frente do seu tempo nunca é entendido no presente, só no futuro.

    Hoje, dizem que ele é um babaca.
    Não foi assim com centenas de artistas?

    Esse povinho pseudo-moderno que acha que fazer um vídeo peladinho ou colocar cadeiras vazias em uma bienal é arte, só vai reconhecer a genialidade de caras como o Rafael quando alguém que eles achem “cult” disser isso a eles.

    A arte burguesa foi contestada de forma genial.
    Só burguês não entende. E ain fica ofendido!

    Arte não foi feita SÓ pra ser bonita. Senão é decoração, não arte.
    Arte contesta, incomoda, confunde (num primeiro momento). Não foi isso que o Rafael fez?

    Daqui há alguns anos a gente conversa….

  15. Queimem todos os livros de história, implodam todos museus com as obras dentro! Rafael PixoBomb é nata artística da civilização humana. Quem ousar dizer o contrário, só pode ser um ditador reacionário.

    Temos mais é que aplaudir, não é todo dia que nasce no Brasil um artista dessa magnitude, que mostra a verdadeira realidade. Leonardo Da Vinci que se cuide, Rafael PixoBomb vai tomar o seu lugar!

  16. Nunca considerei pichação uma forma de arte, pois vejo como um instrumento de comunicação falho e não me agrada artisticamente. Mas neste caso foi arte sim! Pela primeira vez a faculdade sentiu o poder de um aluno sobre a instituição. Eu como ex-aluno, não-formado, sempre me senti mudo, falava mas nunca fui ouvido. Esta instutuição abusa descaradamente dos alunos, a grande maioria, da elite, não sente os ataques da faculdade, mas quem trabalha para pagar a faculdade, abdica de muitas atividades consideradas essenciais para uma vida sudável, dá um duro pra pagar pelo ensino interesseiro da Belas Artes sente na pele.

    A faculdade mereceu…..seus alunos não. A limpeza não sairá muito mais caro do que o preço que cobram pela mensalidade. Eles dão bolsas, não como oportunidade de formaçao para um jovem, mas sim como uma maneira de diminuir os impostos. No dia em que esta faculdade particular tiver como interesse ensinar algo ao invés de simplesmente ganhar dinheiro vai existir algo que ainda não existe, o diálogo, e assim serão entendidos os reais problemas da questão.

    Por enquanto será a mesma lenga-lenga de sempre, uns 10% dos alunos defendendo um lado, outros 10% acusando e 80% que não estão nem aí, passaram de semestre, pagam a faculdade com ou sem dificuldades e a última coisa que vão pensar é se isso tudo o que acontece com a faculdade possa ser um sinal de que algo está muito errado.

    Quando a maioria não se importa, a ação da minoria é inútil, seja à favor ou contra.

  17. artista o caralho, esse cara eh um babaca que só quer chamar atenção.

  18. Fui escrever um comentário e fiz um post. Não sou do Belas Artes, peguei a história da metade, mas está lá no meu blog. Se você ler, ótimo, se não, pelo menos teu post deu resultado. =)

  19. Porque ele nao fez um coco e jogou neston em cima? É comparavel a isso que ele quer chamar de arte. Que imbecil.
    Bota a mae dele pelada com uma cinta-caralha na porta da facul e chama de “natureza morta”. Affff retardado. Se eu cruzar com esse maluco na facul denovo vo empurrar esse bosta da escada.

  20. Quem acha que estragar a obra dos outros é arte merece ter o diploma revogado, ele e você, autora do artigo.

    São esses “artistas” que enfeiam São Paulo, que estragam a obra de arte dos outros, depredam as esculturas que personalisam nossos heróis nacionais.

    Ele era bolsista, e agora por conta dele várias pessoas irão ter que pagar pela merda que ele fez. Ele merecia não poder graduar.

  21. Na moral, esse texto exaltando o vandalismo desse indivíduo tá entre os textos mais absurdos.

    “Seu traço une a estética do wildstyle de nova york da década de 80 com as linhas da pixação paulistana, um dos maiores movimentos urbanos contemporâneos.”

    Movimento urbano contemporâneo? Se pixadores desordeiros são participantes de um movimento urbano conteporâneo, os traficantes são o que? Guerrilheiros revolucionários?

    Ah, vai a merda!

  22. Noto que um dos focos da revolta é pelo fato do aluno ser bolsista… as pessoas se sentem indignadas, tipo ‘nós demos tudo pra ele, vejam como ele foi ingrato’. será que se ele tivesse pago pela sua formação, a reação não seria outra?

    Não sei se isso é arte ou não. Mas vejo que algumas pessoas nem se dão ao trabalho de pensar ‘mas será que talvez, quem sabe, existe a possibilidade disso ser arte?’ Mas isso talvez revele um pouco da mentalidade passada na faculdade de ‘belas artes’.

  23. […] poder público querem para poder sentar a porrada nos pixadores. O ataque teria sido coordenado por Rafael – o mesmo que pixou a Escola de Belas Artes. O próximo passo? Pixar a Bienal. Pode dar merda. E […]

  24. “Hoje, dizem que ele é um babaca.
    Não foi assim com centenas de artistas?”

    E não foi assim com milhões de babacas?

    Às vezes, um babaca hoje será um babaca sempre. Mas sempre vai ter outro babaca que acha que um dia ele vai ser um artista.

    Por fim, a faculdade não é do Pixobomb, e sim de todos os alunos. Ao aplicar sua “obra” sobre a de outros alunos, e sobre o espaço que compartilham em comum, se caracterizou apenas como um babaca. Hoje e sempre.

    Que ele pixe os muros de sua casa e mostre pros babacas q o admiram chorarem de emoção. Ou melhor, os babacas que o admiram podem dar seus endereços para ele “deitar arte” em suas paredes. Aí não, né?

  25. Acho válido o assunto que foi questionado da “arte burguesa”. Porém pouco inteligente a solução apresentada. O mínimo que esperamos de uma pessoa que fez faculdade é saber expor seus pensamentos de uma forma que não agrida fisicamente o próximo. Segundo matéria que da UOL, os pixadores renderam seguranças, uma senhora, e picharam obras. O principio que foi usado é medíocre. É o mesmo principio das “idéias” que para acabar com a criminalidade deve-se jogar uma bomba nas penitenciárias, ou se o filho desrespeitar algo deve apanhar dos pais.
    A pixação em São Paulo, hoje, significa ‘estive por aqui’, ou ‘fui mais audaz que os demais pixadores’. Ande pela rua e observe: O que a pichação hoje em dia questiona? Sinceramente, nada… A Pixação de São Paulo é pura competição de ego e status. Há muitos bancos, prefeituras pixados, mas nunca questionando a postura dos mesmos. Pixação é feito para pixador, e não mais para a sociedade. Apesar da tipografia da pixação ser muito estética, mostra como a pixação hoje em dia é segregada.

    Enfim… Compreendo, mas não justifica.

  26. Acho interessante a “Arte” de Rafael ter alcançado a delegacia, mais interessante ainda é se vocês descolarem a conversa que rolou por lá hushsuhsuh … será que ele foi preso? será q soube argumentar suficiente por nós, dependentes de sentir a arte?
    rafael, meu caro, espero nos encontrarmos por aí um dia, andando pelas ruas, pelas festas, nas transpirações de nossos trabalhos.
    Beijos
    jU

  27. […] “PiXação: Arte Ataque Protesto”, é o mesmo ex-aluno bolsista da Belas Artes que foi expulso depois de convidar seus parceiros pra pixar toda a faculdade como trabalho de conclusão de […]

  28. Vagabundos como vocês devem ser “tratados” pela polícia e pela justiça. Isso é falta de talento. Só isso. Falta de talento e criatividade.

  29. “Rafael PixoBomb é nata artística da civilização humana.”

    que outra civilização há?

  30. O Brasil está repleto de Ditadores imbecis que ficam putinhos com um ato Artístico, Político e Social como o que fez Rafael PixoBomb, Mas não fazem nada para ajudarem os mendigos nas ruas (principalmente SP e RJ), os PMs e Políticos Corruptos, as inúmeras pessoas que morrem de fome nesta merda de País que queima milhares de sacas de soja que “sobra” nos campos de plantio que mais parecem um oceano verde.

    Como pode existir neste país gente que fica toda doída por um ato artístico, e não sbe pra que serve realmenta a Arte?
    Devem acreditar que é pra se mostrar o “belo”. Pendurar uma porrinha dessas na sala, assistir a Globo e esperar a Morte chegar?

    NÃO!!!! Porra!

    Os movimentos que permaneceram na História visavam algo mais que o gozo dos sentidos.
    E os que vieram antes (Neo-Clássico pra trás), deviam ser muito bem aceitos e patrocinados pela Nobreza e pala Igreja.

    Pixe não é arte?
    o que é Arte?

    Vocês sabem? Bando de Ditadores, sabem?

    Vão estudar DADAÍSMO, FLUXUS e STEWART HOME!

    Vão se informar antes de catequizarem e matarem o Brasil com seus discursos pela beleza acomodada!!

    VIVA À ANTI-ARTE!!!!

  31. hahaha…que lixo.
    a pessoa estuda por anos, em uma faculdade de ‘arte burguesa’, caladinho o tempo todo e no final dá esse ataque de pré-adolescente anarquistazinho…caísse fora do curso antes, ou melhor, nem começasse. vênus de chocolate e vídeo de nove minutos não fazem sentido, realmente são uma merda, mas isso não faz dessa ação “arte”. na verdade, segue o mesmo nível: conceito idiota, contraditório (desde quando se propõe uma discussão sobre arte pixando por cima de trabalhos de gente que simplesmente tem outra concepção de arte?), detalhes ridículos que meia dúzia de entusiastas admiram como algo brilhante (“antes o barulho ensurdecedor”…hahaha, realmente, que coisa mais profunda)… é artista sim, tão artista quanto o cara do chocolate e do vídeo.
    aliás, atacaram a bienal e quebraram vidros. e aí, é arte tambem? essa idéia é tão estúpida e cheia de brechas que só reforça o que eles tanto “lutam” contra: qualquer merda hoje em dia é arte.

  32. Se este pixador vier para Campinas ELE VAI VER OQ EU FAÇO COM PIXADORES!!!

  33. Bla bla bla bla um monte de pseudo-intelectuais vomitando retórica pra justificar qualquer patifaria. Essa “intervenção” não tem qualquer base qualque logica ou função. É lixo assim como o intelecto desse imbecil chamado Pixobomb. Confundem depredação de patrimonio com arte, seguindo essa logica Fernandinho Beira Mar é artista. É muito simples é só ele declarar que suas ações são intervenções artisticas.. qual a diferença pra esse moleque ? Que alias esconde sua falta de capacidade artistica e intelectual sob o manto da anarquia !!!!Por seguir esse caminho e dar ouvidos e espaço a esses marginais é que a Bienal faliu e continuara falida. Pixação não é arte não é interveção, não é NADA, é crime e merece cadeia ponto. Nada alem disso. Tudo que for dito alem é retórica de artista frustrado !!! Arte ataque ???? faz me rir, isso é manifesto futurista requentado de quinta categoria e o manifesto que esse pixobom jogou na web ? citando frases soltas de e titulos de obras Nietzsche hahahaha mais infantil impossível. A “arte” dessa figuras vai durar tanto quanto sua pixação, ou seja nada !!! Para o mais completo esquecimento.

  34. k-du, vai tomá no cú!

  35. Meo FODA-SE TODOS QUER FAZER PIXAçÃO FAÇA SIM , O QUE ELE FEZ COM A FACULDADE FOI SUPER CERTO , POR QUE NAS FACUL , DESCRIMINÃO PIXADORES ( ISSO É FATO ) E PIXAÇÃO É ARTE TBM ! QUANDO AGENTE PIXA ABAIXO A DITADURA ! NÃO É A DITADURA MILITAR ! E SIM A DITADURA DA ARTE ( PARA QUEM NÃO SABE ) QUE CHAMAM OS PIXADORES DE VAGABUNDO MARGINAL E TUDO ISSO , DEVIAM DE NOS PAGAR PARA PIXAR UM PREDIO ALTO ( alem de arriscar a vida , correr risco de ser pego pela policia ) AGENTE TEM QUE OUVIR ESSAS COISAS DE PESSOAS , QUE NUMCA PROVARO , DESSA MANEIRA DE SE EXPRESSAR … BOM PARA TODOS OS PAIS E PESSOAS QUE TEM FILHOS FICA AI A FRASE ” ANTES DE ATIRA EM UM PIXADOR OLHE PARA SEU FILHO ” ….

    AH ! PIXAR É ERRADO , MAIS ERRAR É HUMANO , PIXAMOS POR QUE SOMOS HUMANOS ! …

    PIXAR É ARTE SER PEGO FAZ PARTE !

    Ja disse o que eu queria dizer , agoraa ! vai de cada , um se quiserem , me chinga pode , nao ligo , por que nas noites de são paulo eu to relaxando minha mente ! e curtindo o visual ! Abraço ! e Vida Longa a todos !

    By : RX

    • PARA TODOS AQUELES QUE REALMENTE FALAM MAL DA PICHAÇÃO, SÓ TENHO UM COISA A DIZER, NUNCA E NENHUM DESSES GAROTINHOS QUE FARÃO CRIADOS EM CONDOMÍNIOS PASSARÃO POR ALGUM PROBLEMA, PICHAMOS POR VÁRIOS MOTIVOS, NÃO VAMOS CITAR TODOS MAIS PERGUNTO A AQUELE QUE GOSTA DE CHAMAR UM PICHADOR DE VAGABUNDO!

      VOCÊ “GAROTINHO CRIADO EM CONDOMÍNIO” PREFERE UM PICHADOR PICHANDO SUA JANELA DO SEU PRÉDIO OU UM SEQÜESTRADOR INVADINDO O PRÉDIO ONDE VOCÊ MORA E COLOCANDO SUA FAMÍLIA COMO REFÉM, (QUE DEUS NOS LIVRE E QUE NOS ABENÇOE E QUE NÃO DEIXE ISSO ACONTECER COM NINGUÉM.)

      MAIS ESTA AI A PERGUNTA ANTES UM PICHADOR DO QUE UM LADRÃO.

      DESDE O INÍCIO VIVEMOS COM A VIOLÊNCIA, PORRA PICHAR NÃO É ERRADO E MUITOS AI NO “MUNDO” DISCRIMINAM ISSO, GOSTO MUITO DO QUE FAÇO E TENHO A CERTEZA QUE A PICHAÇÃO NÃO VAI PARAR…

      POLICIA É PARA LADRÃO NÃO PARA PICHADOR…

      NÃO ME IMPORTO COM QUE OS OUTROS AI FORA PENSAM, “ADVOGADOS, POLÍCIA, ZÉ POLVINHO, PIRIL E TUDO ISSO AI FORA QUE NOS INCOMODA.

      VAMOS SEMPRE FAZER O QUE GOSTAMOS…

  36. só não entendo o que alguém que faz arte “anti-burguesia” faz numa escola de belas-artes. parece totalmente fora do próprio mundo.

  37. Ai…axo que a pixação hj em dia é muito criticada e mal vista, porém o que muita gente não sabe é que enquanto muitos estão”gozando” num mundo onde dinheiro não significa nada, muitos lutam pelo mínimo de cidadania. Num país onde o pobre é bandido, marginal, entre outros, uma classe de revolucionários está vindo com tudo, e ninguém vai nos segurar…

    Ahhh! Pixaram seu muro é??? De vez vc se martirizar pelo “vândalo” pixador, vai reclamar menos impostos na tinta que vc paga…

    Pq isso sim é um absurdo no Brasil, não a forma de gostamos de nos espressar….

    PIXO MESMO…NÃO INTERESSA ONDE….O QUE VALE É QUE TODOS PODEM VER….

    Pixo ALGO…

    A narquia dos
    L oucos
    G anjeiros e
    O bservadores

  38. Ai…axo que a pixação hj em dia é muito criticada e mal vista, porém o que muita gente não sabe é que enquanto muitos estão”gozando” num mundo onde dinheiro não significa nada, muitos lutam pelo mínimo de cidadania. Num país onde o pobre é bandido, marginal, entre outros, uma classe de revolucionários está vindo com tudo, e ninguém vai nos segurar…

    Ahhh! Pixaram seu muro é??? De vez vc se martirizar pelo “vândalo” pixador, vai reclamar menos impostos na tinta que vc paga…

    Pq isso sim é um absurdo no Brasil, não a forma de gostamos de nos espressar….

    PIXO MESMO…NÃO INTERESSA ONDE….O QUE VALE É QUE TODOS PODEM VER….

    Pixo ALGO…

    A narquia dos
    L oucos
    G anjeiros e
    O bservadores

    um salve para todos, vamus pixar, pixar, pixar!!!!

  39. Qual é o conceito de vandalismo? Qual é o conceito de arte? Eu acho q o cara fez muito bem, só acho um desrespeito cobrir a arte de outros.
    Uma privada em um banheiro é só uma privada, mas numa galeria de arte ela vira arte.
    Arte é comunicação, e esse cara conseguiu passar sua mensagem, enquanto têm muitos “artistas” que apenas pintam ou filmam sua ultima viagem de acido e nao conseguem nos dizer absolutamente nada

  40. BEm, claro que eu vou deixar uma mensagem. O texto acima é mais ridiculo do qu o proprio ao insano desse aluno. Que usou a violencia para mostrar um trabalhos sem nexo. O fato dele ter uma bolsa de estudo já é mais que o suficiente para nao justificar esse ato insano em uma faculdade de classe A que no qual esse aluno estudava.

  41. Tem muitas pessoas que falam aqui como se entendessem muito de arte ou muitos que pensam que pixam sem saber qual é a essencia da pixação.

    Só lamento por todos.
    O trabalho do Rafael foi um dos melhores, com certeza só não tirou nota maximoe passou com louvor , pq os padrões da sociedade não permitem um confronto ao sistema. No video tem uma menina que fala “onde isso é arte?” , teha pena dela, que deve ser alguma popzinha que nem sabe porra nenhuma. Muita gente vê algo que nem entende,e por não entender acho Lindo e fica fingindo que manja dizendo “olha soh ssas cores, esse conceito” , nem sabe pq foi usada tal cores, nem o conceito, qual a epoca que foi pintado, nem manja de porra nenhuma.

    mas que se foda tb… se vc naum gosta entaum CHORAAAAAAAAAA…
    pq agente naum vai parar…

    VIVA A PIXAÇÃO.

    TRAPUSc.

  42. caraleo, eu vi o video, mtu foda, que que aconteceu com o mano que pixou na frente de todos, ele foi pego pelo segurança e tal, aii que que aconteceu ?! Isso eh foda..sahushashuusaishasu

  43. ai ai, viu.. esse povo de belas artes….

    Já ouvi história de aluno que defecou no meio da sala, outro que levou animais podres e jogou no corredor e até de um sujeito que MATOU um cachorro de fome no meio da rua….

    Na boa.. quer se expressar? Vai fundo! Só não agride as outras pessoas ou animais e nem deprede o patrimônio alheio.

  44. O Rafael é uma das pessoas mais elegantes que conheci até hoje. A mensagem que ele mandou na conclusão do seu curso já é compreendida por muitas pessoas, mas essas estão limitadas a um contingente que entende a arte como um processo vital. Os que não entendem é porque estão doutrinados a entender a arte como objeto de autópsia, coisa de museu. A arte viva não está nos museus, mas em galerias. A melhor e maior galeria é o mundo, as ruas. Parabéns, Rafael.

  45. Acho a pichação a maior arte do mundo, é algo que você não lucra, não é respeitado e muito menos reconhecido pela sociedade, mais é por outro lado uma forma de se sentir vivo. Sem dúvidas a pichação é a maior prova de amor pela arte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: