De verdade

“Quando falamos, quando choramos ou gritamos, tudo fica mais leve”

“Eu, meu velho, esperava por um milagre. Que milagre?…Simplesmente que o amor, com sua força eterna e sobre-humana acabasse com a solidão, reduzisse a distância entre duas pessoas, derubasse todos os obstáculos artificiais que a sociedade, a educação, a fortuna, o passado, as lembranças erguiam entre nós. Como quem perdido olhasse em torno e buscasse a mão que num aperto secreto comunicasse que existe solidariedade, existe comunhão, vivem pessoas em algum lugar.” (44)

“No entanto a esperança nunca é diferente do receio que temos do que desejamos muito, e em que não confiámos e não acreditamos de verdade.”

“As pessoas sentem que ninguém tem o direito de buscar satisfação, paz e alegria segundo suas pórpias fórmulas, enquanto elas, as demais, muitas, concordam em suportar a censura de seus sentimentos e desejos, bem como o conjunto de censuras, a civilização…Por isso se revoltam, por isso grunhem umas para as outras, por isso criam tribunais de exceção e alardeiam veredictos em forma de fofocas toda vez que alguém ousou se rebelar e buscou segundo a própria imaginação um remédio contra a solidão da vida.”(240)

“A velhice é ladra e assassina. Um dia ela entra no quarto. Tem aparência sombria, como um assaltante. Com duas patas arranca os tufos do alto da sua cabeça, com os punhos lhe dá um soco na boca e arranca os dentes, rouba dos seus olhos o brilho, dos ouvidos os sons, do estômago os bons sabores e…está bem, não vou continuar” (256)

“sabe o que denunciava que eles eram malucos? Talvez o fato de serem tão contidos. Não se sentia nos movimentos deles a flexibilidade, a maciez, a naturalidade com que se comportam as pessoas saudáveis.” (273)

in “De Verdade” Sándor Márai

os húngaros são mesmo impressionantes, um livro denso e libertador. Ele coloca as palavras de um jeito que transforma em frases pensamentos que o leitor já teve e nunca conseguiu verbalizar. Editado no Brasil pela Companhia das Letras. Se fosse copiar todos os trechos que marquei, esse post ganharia o tamanho da página. Depois trago

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: